sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Faixa 2: Jota + Flip - "O Pano Laranja"

Jota: vozes
Filipe Sousa aka Flip: tudo o resto, a partir do computador.

O Flip tem um estúdio que fez com as suas próprias mãos. Para construir aquele pequeno estúdio na cave debaixo do apartamento da avó, que agora é dele, trabalhou durante anos. Nunca foi muito organizado, mas nunca desistiu. Chegou a trabalhar para um homem que lhe pagava em barrotes e alcatifa industrial azul (sempre azul) para o estúdio. E mal conseguiu ligar pela primeira vez um microfone e um computador lá dentro, começou a gravar, e nunca mais parou.
O estúdio do Flip tem talvez a área da nossa sala de baixo, mas completamente cheio com os móveis que a avó foi guardando ao longo dos anos. Estes móveis (e etc) dividem o espaço com dois pianos, uma bateria electrónica, uma sala para gravação de voz, cinco bancos, n guitarras... Não sei como se grava lá, mas a verdade é que é possível, e já têm saído de lá belas coisas.
O Flip não é um profissional da edição como o Kiko, é um romântico. Ele acredita que as coisas simplesmente acontecem quando têm de acontecer. Hoje já não consigo gravar com o método dele, salvo raras excepções. Continua a ser bonito gravar com aquela inocência toda, mas isso agora faço em casa.
Esta "música" é um bom exemplo disso. Acho que devemos ter gravado isso em 2006, mas não faço ideia. Basicamente, o Flip queria nivelar microfones, então pediu-me para fazer umas linhas melódicas. Eu gravei uns coros e depois ele insistiu para que eu falasse sobre uma palavra que ele me tinha dado. Há três discursos sobre três temas nessa gravação que ouves. O que está em voz principal é sobre o mar. Lembro-me de só pensar enquanto gravava "detesto que me obriguem a improvisar assim", mas acabou por sair algo. Gosto dos coros e do contrabaixo, são eles que tornam possível ouvir isso. Decidi incluir na "compilação" porque a fase da cave do Flip, que veio entre Impopos e os seguintes é uma fase importante: permitiu-me não parar de criar.

Sem comentários:

Enviar um comentário