sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Faixa 3: Jota + Kiko feat Monsieur Alphonse - "Substância Activa"

Jota: Voz
Afonso: Foi dele a proposta de fingirmos os três gritos ritmados de exército. Não correu bem, mas dá para rir.
Kiko: tudo o resto.

Eu e o Kiko gostamos de gravar músicas numa tarde. Começar às quatro da tarde e fechar a loja às duas da manhã. Ele é um excelente profissional do som e eu gosto muito de fazer estas coisas com ele, porque vale tudo. Um dia podemos fazer uma música da praia, na semana seguinte fazemos uma metalada de todo o tamanho. É bom.
Nesta tarde, um Domingo qualquer de Julho, tinhamos decidido fazer uma música à Mão Morta. À Mão Morta para mim, porque para ele o objectivo era Nine Inch Nails. Saiu uma das melhores coisas que já se fez por nossas mãos (pois, isto não vai melhorar muito). A letra corresponde aos efeitos secundários de um medicamente qualquer, que eu li directamente do papel ("dismenorreia" e "neuromusculares" são dois momentos que me fazem rir sempre).
Com esta música abriu-se um precedente terrivel: já ninguém precisava de escrever letras. Basta ler o que estiver à mão e coordenar com a música. (o Kiko tem uma música em que lê espectacularmente o Manual do Protools. Eu já lhe disse que pode ficar rico facilmente. Pode ser que aconteça).
Esta música tem:
- Gritos do banco onde todo o sonoplasta vai buscar gritos. Um dos gritos é utilizado constantemente em inúmeros filmes desde há dez anos (as coisas que eu ando a descobrir).
- Uma pistola do chinês: é o grande instrumento de solos do kiko, uma pistola que emite sons de tiros e explosões. É a coisa mais manhosa de sempre, mas nunca vi aquilo falhar uma única tonalidade. Soa sempre bem, é um milagre.
- Um solo de headphones: o feedback que vais ouvir foi uma das coisas mais fascinantes que já vi fazerem - é conseguido mudando a distância entre microfone e headphones. Eu sei que se faz com guitarras, etc etc, e que o principio dos phones é o mesmo, mas ver uns phones darem notas diferentes assim daquela maneira, nunca tinha visto.

Gosto muito deste tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário